sábado, 2 de junho de 2012

Sugestão de aula: Chapeuzinho Vermelho e os Cinco Sentidos do Corpo Humano.

 Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer diferentes versões da história dos Irmãos Grimm: Chapeuzinho Vermelho;
  • Compreender os cinco sentidos do corpo humano através da história de Chapeuzinho;
  • Explorar os cinco sentidos;
  • Estimular a linguagem oral e escrita.
Duração das atividades
4 aulas de 1 hora cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há a necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
Uma abordagem para o professor
Ouvir histórias desde cedo proporciona às crianças familiaridade com os gêneros narrativos, como o conto. Nas narrativas dos contos de fadas há sempre uma intervenção mágica para a resolução dos conflitos. Seja pela presença de personagens como fadas, bruxas, e seus objetos mágicos, seja pela simples impossibilidade real do desfecho, como abrir a barriga do lobo e encontrar a avó  e a Chapeuzinho Vermelho com vida. O significado simbólico desses elementos mágicos permite às crianças lidar indiretamente com dilemas humanos – a vida e a morte, o bem e o mal, etc. Além disso, é possível abordar diferentes conteúdos da educação infantil, como o uso dos cinco sentidos do corpo humano, por exemplo. No conto Chapeuzinho Vermelho, através de um diálogo entre chapeuzinho e o lobo, é possível explorar essa temática. Veja: 

(...) Chapeuzinho não se conteve de curiosidade, e perguntou:
- Vovó, a senhora está tão diferente: por que esses olhos tão grandes?
- É prá te olhar melhor, minha netinha.
- Mas, vovó, por que esse nariz tão grande?
- É prá te cheirar melhor, minha netinha.
- Mas, vovó, por que essas mãos tão grandes?
- São para te acariciar melhor, minha netinha.
(A essa altura, o lobo já estava achando a brincadeira sem graça, querendo comer logo sua sobremesa. Aquela menina não parava de perguntar...)
- Mas, vovó, por que essa boca tão grande? - Quer mesmo saber? É prá te comer!!! (...).
Fonte: Chapeuzinho Vermelho, IRMAOS GRIMM. Editora: COSAC NAIFY.
In: http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=2056&cat=Infantil   Consulta realizada no dia 20 de novembro às 14: 40 min.

O uso dos cinco sentidos do corpo humano é a temática central desta aula. Mas, abordaremos também o prazer que a escuta dos contos de fadas causa nos pequenos leitores. Além disso, abordaremos as diferentes versões da história de Chapeuzinho Vermelho. No link a seguir você obtém algumas informações sobre as diferentes versões da história de Chapeuzinho Vermelho que poderão ajudá-lo(a) no planejamento da aula. 

Estratégia
Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:
Os alunos poderão atingir os objetivos propostos por meio da leitura e interpretação das diferentes versões da história de Chapeuzinho. E também, através da exploração e compreensão dos cinco sentidos do corpo humano, contextualizados na história trabalhada. 

Como o professor irá ativar esse processo:
O professor irá ativar esse processo através de diferentes atividades de interpretação e investigação, pesquisas, experiências e observações demonstrando curiosidade e capacidade de formulação de perguntas e hipóteses. 

Atividade 1: Comparando diferentes versões de Chapeuzinho Vermelho.
1. Leitura da primeira versão da história Irmãos Grimm. Leia para as crianças a história, destacando o diálogo do lobo com a Chapeuzinho sobre os cinco sentidos do corpo humano e também o desfecho que esta história apresenta.
2. Leitura da segunda versão da história Charles Perrault. "As histórias escritas pelos irmãos Grimm defendem valores como a bondade, o trabalho e a verdade. Em seus contos, as pessoas bondosas são premiadas e as maldosas são castigadas. Nem sempre isso ocorre na vida real, mas, na literatura destes autores, quem merece sempre ganha um final feliz. Já nesta versão de Charles Perrault, o desfecho da história é um pouco diferente. Chapeuzinho não tem um final feliz, pois acaba devorada pelo lobo, assim como sua avó". (In: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/comparando-versoes-chapeuzinho-vermelho-428185.shtml ). 

Terminada a leitura das histórias, compare e destaque o desfecho em cada uma delas. 

Converse com as crianças sobre o desfecho da história Charles Perrault. "Como é saber que Chapeuzinho não teve um final feliz"? 

Relembre com as crianças o trecho da história em que o lobo e Chapeuzinho conversam e utilizam os cinco sentidos. Destaque o uso de cada um dos sentidos do corpo humano na história. Construa um mural com o diálogo entre a Chapeuzinho e o lobo. Ilustre este mural com imagens de revistas dos órgãos que utilizam os cinco sentidos. 

Atividade 2: Explorando o uso dos cinco sentidos do corpo humano.
1. Estimule nas crianças o sentido da audição. Coloque diferentes estilos musicais para as crianças escutarem, para que digam que idéia cada estilo musical transmite e como reage sua audição a cada estilo. Se achar conveniente, diga às crianças que podem dançar acompanhando a música.
Faça às crianças os seguintes questionamentos:
  • Por que Chapeuzinho desconfiou da voz do lobo?
  • O som da voz do lobo e o som da voz da Vovozinha se parecem? Por quê?
  • Os sons das músicas que ouvimos são parecidos?
  • Por que gostamos de alguns sons e de outros não?
  • Como o som é produzido?
  • Quais são os sons produzidos?
  • Quem produz?

Não deixe de registrar as hipóteses das crianças, pois será de grande valia para tomarem consciência do que sabem sobre o assunto e o que precisam saber. 

2. O olfato tem grande influência no paladar. Pergunte às crianças: "O cheiro de um alimento também mostra se ele é gostoso ou não?". Vende os olhos de cada uma das crianças e solicite que elas adivinhem os alimentos através do olfato. Caso elas não consigam poderão experimentar estes alimentos utilizando o paladar. Faça algumas perguntas para as crianças pensarem sobre o assunto, como por exemplo:
  • "Como sentimos o gosto dos alimentos?"
  • "Qual órgão do nosso corpo é responsável por isso?"
  • "Vocês sabiam que alguns sentidos funcionam em conjunto?"

3. Para explorar o tato, construa com as crianças da turma uma "Caixa das Experimentações".
Materiais:
Sete caixas de sapato;
Pedras;
Algodão;
Lixa;
Sementes;
Areia;
Terra;
Tampas de garrafa;
Tinta guache de diversas cores. 

Modo de fazer:
Divida a sala em sete grupos. Cada grupo pintará e decorará uma caixa. Faça duas aberturas de 10 cm na caixa em cada tampa e coloque o material dentro da caixa sem as crianças saberem. Peça ao grupo que tateie os objetos e descubram o que está dentro da caixa. 

Depois que todos experimentarem, faça com as crianças uma lista do que mais gostaram de tocar. Para ilustrar a lista, você pode tirar fotografias dos materiais ou acondicioná-los em pequenos sacos, para ficarem expostos. 

4. Brincadeira: "De olhos vendados". Nessa brincadeira, as crianças terão a possibilidade de identificar como as pessoas cegas ou com pouca visão se relacionam com o mundo. Essa atividade deve ser realizada em dupla. Utilize as vendas da atividade sobre olfato e paladar para vendar os olhos de uma criança; a outra será o guia que ajudará o colega a passear pela sala. Converse com as crianças sobre essa experiência. Ao final, leia para as crianças a história: "Dorina Viu, de Cláudia Cotes, da editora Paulinas. Conta a história de uma pessoa que deixou de ver e o que ela fez depois disso, como usou os outros sentidos para "ver" o mundo. 


Você poderá enriquecer estas atividades, obtendo mais informações sobre este tema no site: http://www.canalkids.com.br/saude/sentidos/index.htm 

Recursos Complementares
Avaliação
A avaliação não se dá somente no momento final da aula. É tarefa permanente do(a) professor(a), instrumento indispensável à constituição de uma prática pedagógica e educacional verdadeiramente comprometida com o desenvolvimento das crianças. Portanto, para esta aula, propõe uma observação individualizada das crianças em cada atividade, analisando os seguintes aspectos:
  • Expressa informações e ideias de forma clara?
  • Responde às indagações após as experiências?
  • Confronta suas ideias com as informações adquiridas? 
Retirado do Portal do Professor do MEC

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